Blog Bcredi
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Saiba como abrir uma empresa como MEI

Saiba como abrir uma empresa como MEI
Bcredi Serviços de Crédito e Cobrança S.A
ago. 1 - 4 min de leitura
000

Com o número dos empreendedores crescendo no país, a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) tem sido a alternativa de muitos brasileiros. Entenda qual é a importância de formalizar o seu negócio como MEI e quais são os passos necessários para isso.

Cada vez mais, o brasileiro sonha em ser o seu próprio chefe. Dos que têm a vocação para empreender até os que empreendem por necessidade, viver o empreendedorismo representa inúmeros desafios.

Entre os primeiros desafios, está a formalização do negócio. Por isso, se você está começando a empreender agora, entender como o abrir um MEI pode ser uma solução para você.

O que é MEI?

MEI significa Microempreendedor Individual. Essa é uma das categorias de Pessoa Jurídica, e que inclui as pessoas que decidem formalizar o seu negócio. Para isso, o faturamento anual não pode passar dos R$ 81 mil e o empresário não pode ser sócio ou titular de outra empresa.

Quem pode ser MEI?

Existe uma lista de atividades específicas para poder estar inscrito como MEI. A Contabilizei fez uma relação com todas as atividades que se adequam na categoria de MEI. Você pode conferir a relação das atividades permitidas no MEI clicando aqui.

Como abrir um MEI?

Abrir um MEI pode ser feito na sua casa, já que o processo é 100% online. Para isso, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir as orientações.

Acessando o portal, você vai ser direcionado para o Portal Brasil Cidadão, que é um acesso digital aos serviços que o Governo disponibiliza online. Depois de fazer esse cadastro, entre novamente no Portal do Empreendedor e clique no botão Formalize-se.

Ao entrar na área do usuário, autorize o uso dos seus dados e, caso seja necessário, informe o número da sua declaração do imposto de renda ou do título de eleitor. Depois, cadastre o número do seu celular e confirme o código enviado por SMS.

Em seguida, os seus dados serão carregados e você deverá confirmar as informações que estão em aberto. Basta preencher as declarações e pronto, a sua inscrição está concluída. Bem fácil, não é?

Quais são os documentos necessários para abrir um MEI?

Para conseguir ser um microempreendedor individual, você precisa da seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Recibo da última declaração do imposto de renda (caso tenha declarado nos últimos dois anos);
  • CEP do seu imóvel ou do local do seu trabalho;
  • Número do seu celular.

Quais as vantagens de ser MEI?

As principais vantagens de ser MEI são os benefícios previdenciários, que são liberados a partir do pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Além disso, é preciso ter certo tempo de contribuição para receber o benefício. Entre eles, estão:

  • Salário-maternidade: 10 meses de contribuição;
  • Auxílio-doença: 12 meses de contribuição;
  • Pensão por morte: 24 meses de contribuição;
  • Aposentadoria por invalidez: 12 meses de contribuição;
  • Aposentadoria por idade: 180 meses de contribuição.

Qual a importância de ser um microempreendedor?

Além da segurança que o empreendedor precisa, ser um MEI é a maneira mais descomplicada de se conseguir abrir uma empresa, já que o próprio empreendedor pode fazer o processo, de um jeito simples e rápido.

Com o CNPJ em mãos, fica mais fácil para o microempreendedor individual abrir uma conta bancária, emitir notas fiscais, vender para outras empresas, ter alvará de funcionamento e até mesmo contratar um empréstimo.

Viu só como é importante abrir um MEI? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo.

#DescomplicaAí


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você