Blog Bcredi
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

10 dicas para você se livrar de vez das dívidas

10 dicas para você se livrar de vez das dívidas
Bcredi Serviços de Crédito e Cobrança S.A
ago. 1 - 4 min de leitura
000

Livrar-se das dívidas exige comprometimento e disciplina. É preciso que se faça um diagnóstico preciso da situação financeira da família e que todos se dediquem a cortar gastos. Separamos, a seguir, dez dicas para você saber o que fazer para se ver livre das dívidas.

1. Faça um raio-X das suas finanças

Especialistas em finanças pessoais afirmam que o primeiro passo é fazer um mapeamento das suas dívidas, um diagnóstico de cada uma delas. Há quanto tempo você está endividado? Está devendo para quem? Qual o valor da dívida? E dos juros? Obter essas respostas é fundamental para depois estabelecer prioridades.

2. Responsabilize-se por suas dívidas

O endividamento muitas vezes é motivo de vergonha, fazendo com que a pessoa esconda a situação dentro de casa. É um erro grave. Se estiver com dificuldades para resolvê-las sozinha, envolva sua família, para que todos estejam juntos nessa missão. Mas lembre-se de que a responsabilidade será sempre sua.

3. Segure os investimentos

O pagamento da dívida deve ser prioridade, portanto é preciso aproveitar rendimentos extras, como o pagamento das férias ou da restituição do Imposto de Renda, e abrir mão de investimentos. Por maior que seja o rendimento de uma aplicação financeira, sempre vai compensar tirar o dinheiro, quitar a dívida e economizar nos juros.

4. Pratique o desapego

Assim como muitas vezes será preciso abrir mão da poupança para quitar uma dívida, as dívidas maiores ou que já duram algum tempo podem pedir o sacrifício de algum bem. Busque, no seu patrimônio, bens que podem ser vendidos.

5. Onde mais é possível economizar?

É fundamental reduzir as despesas mensais da família. Dá para fazer economia até nos gastos essenciais, como água, energia elétrica e telefone, por exemplo. É melhor promover um “rebaixamento” da qualidade de vida de forma planejada agora, do que de maneira forçada depois.

6. Analise sua capacidade de atendimento

Faça as contas e descubra quanto você pode abrir mão por mês para pagar as prestações da sua dívida. É normal o consumidor querer pagar o máximo possível, mas isso pode se tornar inviável. O aconselhável é reservar 30% para o pagamento de prestações.

7. Estabeleça prioridades

Dívidas mais caras devem ser pagas primeiro. As mais caras são aquelas que têm juros muito altos, como o cartão de crédito.

8. Faça um empréstimo

Se a única saída para pagar a dívida for pedir um empréstimo, opte por uma linha de crédito com juros mais baixos, como o Crédito com Garantia de Imóvel (a partir de 1,09% ao mês).

Baixe o infográfico comparativo entre fintech e banco tradicional

9. Negocie com os credores

Só procure o credor quando souber exatamente o tipo de acordo que pode fechar com ele. Assim, quando for renegociar uma dívida, tenha na cabeça o valor que poderá pagar de prestação por mês. O credor também tem interesse em negociar porque, para ele, é melhor receber alguma coisa do que nada.

10. Evite as listas negras

Se você está em dívida, seu nome pode ser enviado aos cadastros de proteção ao crédito. O ideal é fazer a negociação antes que isso aconteça, porque ter o nome numa lista dessas impede a tomada de novos empréstimos, por exemplo, entre muitas outras penalidades.

Ufa! Agora é arregaçar as mangas e colocar em prática. E se você precisar de mais algumas dicas para seguir em frente, navegue pelo nosso blog. Sempre preparamos dicas para você organizar cada vez mais sua vida financeira.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você